Logística


“Na atualidade, quem chega primeiro gera uma vantagem competitiva. A logística é a “ponte segura” para atingir esse patamar inigualável." - Ana Branco

Nunca se ouviu falar tanto da palavra Logística como na atualidade. Concorda?

Durante muitos anos a grande maioria das decisões relacionadas com as atividades logísticas de uma empresa, quer sejam os transportes, a movimentação e armazenagem de materiais, as compras, o planeamento,... foram abordadas de uma forma pouco técnica. Esta situação originou uma série de problemas e consequentemente custos adicionais que hoje se tornam cruciais para a sobrevivência e continuidade das empresas. Muitas empresas estão com problemas no esboço e implementação do seu layout operacional, na contratação de parceiros logísticos, na gestão dos seus stocks...

Nunca se falou tanto de logística devido aos problemas que as empresas atravessam na sua dolorosa rotina diária, principalmente a que está relacionada com o atendimento a clientes. Se por um lado, desenvolver novos produtos é uma atividade com grande enfoque monetário e de alto custo, a verdade é que vender e entregar é uma atividade que também tem o seu valor, principalmente se os seus produtos não forem entregues a horas e se os produtos forem devolvidos.

As empresas que "vestem" a pele do cenário acima descrito tem um acréscimo adicional de custos que poderá ir desde os 10% a 20% das despesas normais com transportes. São custos adicionais como devoluções, mercadorias fora de prazo, penalidades pela entrega da mercadoria fora do prazo e consequentemente a má imagem que a empresa deixa no mercado.

Para que haja uma perfeita harmonia entre todas as tarefas logísticas será obrigatório um planeamento adequado e a sua estreita integração com a equipa de forma a que os objetivos sejam alcançados de acordo com o plano inicialmente traçado.

Sendo a Logística regida por princípios fundamentais, não será por acaso que o planeamento é  O PRINCÍPIO NÚMERO UM da Logística.

E não devemos esquecer que a "atividade Logística está em todas as operações nas empresas".

A LOGÍSTICA será a atividade dos tempos modernos que tornará a sua empresa competitiva.

 

"O Papel da Logística na Internacionalização" - Ana Branco

Entrevista à revista 1500 maiores empresas de Aveiro (Diário de Aveiro)

Clique aqui para ler a noticia integral.

 

 

CONSULTE O NOSSO PLANO DE FORMAÇÃO AQUI.