Workshop Executive Coaching em Aveiro

A Escola Profissional de Aveiro foi palco de um Workshop de Coaching para Executivos, no dia 24 de outubro de 2015, das 10h-17h, promovido pela DEAR. Este evento inovador contou com a presença da Engª Alexandra Lemos, Coach e Trainer internacional que detém uma vasta experiência em Coaching orientado a Líderes que querem perceber o que é o Coaching e como aplicá-lo nas suas empresas de forma transversal.

Segundo atesta a Eng. Alexandra Lemos “a empresa DEAR é já uma referência em Aveiro na área do Coaching. A Dra. Ana Branco, CEO da DEAR frequentou algumas iniciativas em Coaching na MindCoach nomeadamente uma das suas Certificações Internacionais em Coaching… entre outras formações, e facilmente pude concluir que teria muito sucesso na área do Coaching, pela sua forma única de trabalhar as pessoas e as tarefas: com perspicácia, postura, ética e orientação para resultados efetivos.”

O Workshop de Coaching para Executivos desdobra-se numa componente explicativa dos modelos e ferramentas de Coaching e numa vertente muito prática para os participantes poderem experimentar o poder da metodologia do Coaching aplicada às suas realidades.

Para todos os que vão participar neste evento diferenciador, ficará claro que as intervenções de Coaching focalizam um trabalho de grande proximidade com profissionais nas empresas que valorizam o crescimento das pessoas e que fazem do out put do seu trabalho, casos de sucesso em termos de realização pessoal e profissional, alavancando o ROI para patamares onde o impossível não existe. Referimo-nos a Líderes de Equipa como Gestores, Diretores, Chefias, Coordenadores com cargos de gestão de equipas.

Ingredientes essenciais para que o Coaching mostre resultados, são a vontade de melhorar eixos de desenvolvimento, como por exemplo:

  • O autoconhecimento e o propósito de vida, a procura de um sentido/significado (meaning making).
  • O alinhamento dos objetivos pessoais com os da empresa.
  • O autocontrolo da mente para um foco essencial em recursos (dominar o inner game).
  • A construção da identidade organizacional.
  • A definição clara de objetivos.
  • A motivação do próprio líder e das suas equipas.
  • A capacidade de comunicar de forma assertiva, melhorando o relacionamento interpessoal para uma boa prática da comunicação e do espírito de equipa entre pessoas e entre os vários departamentos.
  • Saber delegar e empoderar/autonomizar pessoas (empowerment).
  • A capacidade de tomar decisões.
  • Diagnosticar eventuais crenças limitantes e hábitos ineficazes de trabalho, associando‑lhe a respetiva tenacidade para os mudar, numa perspetiva de melhoria contínua, que afeta todos de forma produtiva.

Em resumo, o Coaching nas organizações destina-se a recursos humanos predispostos a abraçar o desafio de desenvolver a prática do pensamento estruturado e também criativo, sinérgico e sistémico, para conduzir à ação que faz crescer a empresa no longo prazo de forma sustentada e integrativa das melhores pessoas, que vestem a camisola e se empenham a 100%.

Alcance do trabalho de Executive Coaching com Líderes

O trabalho de Coaching orientado a executivos de elevado ritmo em termos de resultados, orientação à tarefa e às pessoas, visa essencialmente tomar consciência do mindset dos líderes e promover a Visão Sistémica (capacidade para ver a parte e o todo da organização, inserida no contexto local e global), o alinhamento dos valores e objetivos pessoais com os da empresa, a possibilidade de promover o crescimento dos colaboradores (desenvolvimento horizontal e vertical) que reconhecem nas lideranças competências para evoluir e desenvolver estados mentais e sócio afetivos, a capacidade de gerar sinergias na empresa, no sentido de o líder poder ser um agente inspirador, motivador, um modelo de atitude, de influência e de capacidade de responder rapidamente à mudança, um catalisador da participação, uma figura carismática com poder para mostrar direções, delegar, participar e incitar à ação, permitindo:

  • A reflexão sobre as secure bases do profissional – valores, atitude, capacidades, competências e habilidades na área da liderança, inteligência emocional, espiritual, social e ecológica.
  • A reflexão sobre os eixos da motivação, capacidade para influenciar e inspirar outros, como eixos motores na atuação do líder capaz de promover, de forma proativa, a comunicação intra e interequipas – para vincular o estado de excelência em áreas transversais à sua.
  • Aplicar chaves metafóricas sustentadas e percebidas como pontos de interesse para best practices que alavancam o estabelecimento de objetivos e metas pessoais, alinhados com a missão do líder na organização.
  • Promover a visão crítica, sinérgica e estratégica para a mudança de perspetiva sobre a resolução de dilemas, para o autoconhecimento e o planeamento organizacional.
  • Aplicar ferramentas e recursos de coaching para a prática da visão sistémica – encarar a cadeia de valor organizacional como um sistema integrado, onde se interligam pessoas, recursos e atividades.
  • Promover a reflexão sobre modelos de crescimento mental e sócio afectivo, numa perspetiva de Coaching de desenvolvimento, nos vários estágios (individualist, community member, self-authoring, self-aware).

Esquema de eixos de intervenção em processo de executive coaching:

Coaching para Líderes em Aveiro

Coaching para Líderes em Aveiro

Vamos abordar todos estes temas e ferramentas de coaching no workshop. Uma iniciativa que já alguns Lideres e Executivos aguardavam em Aveiro.

Um workshop extraordinariamente “rico”  em conhecimento e auto conhecimento, onde o leitor terá a possibilidade de estar com a Coach Eng. Alexandra Lemos durante todo o dia a aprofundar temas que são fundamentais para a sua construção sustentada, enraizada e prática.

Esperamos por si, no dia 24 de outubro na escola Profissional de Aveiro às 10h.





Veja Também: